4 Coisas que você pode aprender com Adams Óbvio
Adams Óbvio foi um texto publicado em 1916 como conto no jornal “Saturday Evening Post ”, com o nome original de “Obvious Adams : the story of a successful businessman”
A história escrita por Robert R. Updegraff é simples, curta, e muito fácil de se ler mas o livro apresenta um ensinamento fantástico. O aprendizado é:
O poder do Óbvio!
O Jovem Adams
Oliver B. Adams passou por muitas dificuldades na infância, trabalhou em um pequeno mercearia e após a morte do dono e venda do comercio, partiu para Nova Iorque para estudar e trabalhar.
Após um tempo na cidade, no final do ensino médio Adams descobriu em uma palestra sobre o mundo da publicidade e dos negócios. Era o que ele queria.
Adams foi atrás e de um modo bem interessante (leia no livro ;)), conseguiu um emprego em uma das agências mais prestigiadas do país.
Quem foi Adams Óbvio?
Adams foi um homem sem nenhum brilho aparente, foi até considerado um pouco chato. Mesmo assim, revolucionou a indústria da publicidade e se tornou Adams Óbvio, um dos homens mais importantes do mundo dos negócios.
O que ele fez para conseguir isso?
Foi simples, foi certeiro e foi óbvio!
Como descrito em certo ponto do livro:
“… ele via os pontos essenciais e conseguia expressá-las de forma clara.”
Veja agora os principais ensinamentos que Adams proporciona
O que você pode aprender com Adams Óbvio
1 – Foco
Quando Adams precisava realizar alguma tarefa ele se focava somente nela, procurava dados, buscava a dominar todo o conhecimento possível sobre determinado tema ou produto.
Se dedicava longas horas em isolamento (muitas vezes a noite), criando modelos, fazendo rabiscos, anotações, estudando profundamente o problema.
Só depois de muito esforço é que a solução (ou anúncio) aparecia, tão simples, tão óbvia era resultado de seu trabalho. Não havia um momento “Eureka!”, porém ninguém havia pensado daquela forma.
2 – Humildade
Nada foi fácil na vida de Adams, após se tornar estagiário em publicidade, demorou semanas até obter um primeiro resultado significativo.
Nos momentos de dificuldade Adams Obvio foi humilde, observou o trabalho dos mais experientes, se dedicou fora do horário de trabalho buscou aprender e acelerar seu aprendizado.
Adams teve uma curva de aprendizado, demorou um tempo até conseguir resultados e ele passou por isso sem reclamar nem desistir.
Até que tudo começou a acontecer de forma natural.
3 – Suas ideias precisavam de retoques
Como o livro mostra, muitas vezes sua ideia fantástica para uma comunicação, ainda precisavam de muitos retoques para uma versão final.
Muitas vezes a solução que você encontra não é a mais perfeita, mas com ajuda de terceiros mais experientes ou com talentos complementares se chega ao resultado ideal.
A mensagem que fica é:
Não tenha medo de apresentar sua ideia, mesmo que seja necessário retoques!
4 – Adams Óbvio errava, mas nunca cometia duas vezes o mesmo erro
O livro rapidamente cita isso, Adams era ligado em todos os detalhes e estava sempre aprendendo.
Adams Óbvio era objetivo! Seus anúncios não eram produzidos para agradar a ele próprio ou ao anunciante. Ele criava para o público alvo que iria ler e consumir o anúncio.
O que nos alerta para um erro clássico no empreendedorismo e marketing: Nunca faça publicidade ou produto para você! Crie para seu público alvo! Crie para o seu persona!
Adams Óbvio tinha Grit?
Adams não tinha nenhuma habilidade especial, trabalhou arduamente, superou frustrações e soube manter o foco em um objetivo de longo prazo.
Quer saber mais?
Gostou do Artigo? Eu recomendo fortemente a leitura do livro, é uma leitura rápida (demorei 40 minutos), agradável e fantástica.
Você pode baixar a versão original em inglês aqui(está em domínio público)
Deixe seu comentário, é muito bom ter você aqui!
O #EuNaStartup tem conteúdo novo todas as terças e quintas! Fique atento, e se inscreva para receber novidades exclusivas!
Quer receber mais dicas de livros? Veja 🙂
>> 5 Livros obrigatórios para quem trabalha em Startup
Acompanhe o #EuNaStartup no Twitter e Instagram.
Esse texto foi originalmente publicado por mim em 28/03/2020 no meu site Físico Noturno (agora desativado).