5 Dicas para decolar sua carreira em 2022
Já estamos em 2022!
Que seja um ano de muito crescimento e sucesso para todos, são meus sinceros votos a todos! Para mim, desejo muita evolução e que alguns projetos saiam do papel. 😊
No meu último post expliquei um pouco o objetivo do blog e para quem estou escrevendo! Provavelmente você se encaixa perfeitamente no tipo de pessoa que quero alcançar então vamos juntos nessa jornada!
No post de hoje vou apresentar um arsenal de ideias para te ajudar a alcançar todas suas metas profissionais esse ano!
São 5 ideias que trago de minha experiência pessoal, coisas que gostaria de ter conhecido e aplicado muito antes, mas tudo tem seu tempo e meu trabalho agora é te dar o privilégio (olha eu sendo pretencioso rs) de ter esse conhecimento sem precisar passar por tudo como passei.
À primeira vista, como grande maioria dos conceitos dentro da administração, vai parecer que são conselhos simples, mas digo com toda a certeza que é muito mais difícil e profundo do que parece.
Vamos então para as 5 dicas (e um bônus) que vão fazer sua carreira decolar em 2022!
1 – Leia e releia “Administração de Alta Performance” de Andy Grove
Esse livro originalmente lançado em 1983, que tem seu nome original em inglês “High Output Management”, passou desapercebido/esquecido durante décadas até ser relembrado depois do ano de 2010 e se tornar um clássico cult do Vale do Silício.
Não quero me alongar muito, mas eu poderia ficar falando horas e horas de Andy Grove, de sua trajetória, desse e dos outros livros dele e muito mais. Mas esse não é o objetivo dessa postagem, então vou ser direto ao ponto.
Leia e releia esse livro com o máximo de atenção possível, cada parágrafo contêm uma lição, leia quantas vezes for possível e em cada uma dessas vezes novas lições vão aparecer. Se você for ler apenas um livro em 2022, que seja esse.
Pontuando apenas alguns dos conhecimentos que você vai adquirir dele, você irá aprender entre outras:
- Tudo sobre reuniões
- Tudo sobre tomada de decisão
- Utilizar o calendário com ferramenta de produtividade
- Como melhorar os seus resultados fazendo o que importa
- Como fazer planejamento (OKRs! Sim … Andy Grove é o criador dos OKRs!)
- Como motivar
- Como preparar treinamentos
E ainda muitas outras lições não menos importantes. Então, se tem uma única dica que possa dar para sua carreira voar em 2022, a dica é:
Aprenda tudo o que há nesse livro!
Mas eu tenho ainda mais 4 dicas e um bônus para te dar, então vamos aproveitar:
2 – Invista em Idiomas
Outra dica que parece simples, mas não é!
Definitivamente busque aprender e melhorar o seu inglês! Se você busca crescer de verdade, se você quer ter uma carreira World Class, então é um investimento que se paga com certeza.
Você se considera com um bom inglês?
Se a resposta é sim, isso não é suficiente, estude mais! Vá ao seu limite no idioma e quando você achar que está com um inglês excelente, invista para manter esse nível.
Agora, e se você tem um inglês de fato muito bom e está investindo para mantê-lo? Então ainda não é o suficiente! Aprenda espanhol!
A dica, como eu disse, é para investir em idiomas.
O espanhol é muito negligenciado por nós brasileiros e isso não faz o menor sentido, estamos rodeados por países de língua espanhola por todos os lados e hoje, nas carreiras em Startups, devemos pensar em LATAM como um todo e não apenas no Brasil.
Para exemplificar, temos diversas Startups da América Espanhola atuando no Brasil, vou citar apenas alguns:
- Rappi (Colombia),
- KavaK (México),
- Favo (Peru),
- Frubana (Colombia),
- Cornershop (Chile)
Sem falar da gigante Argentina Mercado Livre (que nem vou considerar aqui como uma startup).
Temos ainda as Brasileiras que estão expandido a nível LATAM, como por exemplo:
- Nubank,
- QuintoAndar,
- Ifood
Enfim, é necessário investir em idiomas mesmo que na sua empresa atual você precise zero de inglês e espanhol.
Aliás, isso é muito perigoso e vejo acontecer com muitos amigos, como não precisam de idiomas estrangeiros no dia a dia, postergam investir em idiomas e quando oportunidades surgem eles não estão preparados.
Esse é um conselho que faço da minha experiência, embora não utilizasse o inglês no dia a dia da minha empresa, eu ainda assim estudava a quase 2 anos (depois de anos de estudos não muito estruturados na adolescência e universidade) e quando eu menos esperava aconteceu uma transição de carreira e eu necessitava de um nível de inglês muito acima o qual eu estava preparado.
Enfim, por isso que eu digo, não importa seu domínio atual no idioma, invista nisso.
Por último, caso você já tenha um inglês e espanhol perfeitos, parabéns! Você já está em vantagem comparado a grande maioria dos profissionais brasileiros. No entanto, é hora de investir em um terceiro idioma! É o que eu devo fazer em breve, provavelmente em 2023 vou começar a estudar mandarim 😉.
3 – Respeite a “Lei de Rihana”
Recentemente eu vi em um vídeo de um dos fundadores da Rappi (Andrés Bilbao) o que agora eu chamo de Lei de Rihana.
A lei de Rihanna é:
“Work, work, work, work, work, work”
É isso.
Entenda, é uma ilusão você pensar que o resultado virá fácil, você vai precisar trabalhar duro e renunciar a muitas coisas para alcançar metas ambiciosas. Inclusive, quinta-feira agora vou postar sobre a mentalidade de crescimento, que tem tudo a ver com o que estou dizendo aqui.
Mas enfim, uma vez você se dedicando, seguindo as outras dicas que passei, e trabalhando muito duro na sua atividade profissional e principalmente nos seus projetos, você estará no caminho certo.
O legal dessa dica está na sua fácil memorização, pense nisso! Quando você estiver sem motivação, lembre-se da Lei de Rihanna e siga em frente.
4 – Construa pontes
Outra dica importante para ter maior destaque na sua carreira e fazê-la decolar é construir pontes ao longo dela. Ou seja, conexões, amizades com os colegas do seu trabalho, com outros profissionais da sua área, com os seus chefes, com pessoas de níveis hierárquicos abaixo, com terceirizados, com todas as pessoas que te respeitam e que mereçam o seu respeito.
Essa é uma dica para a toda sua carreira, não apenas para 2022, as pontes não são construídas do dia para noite é necessário tempo e você precisa desenvolver suas habilidades de comunicação e relações interpessoais.
Os benefícios disso são imensos:
- Você contribui para a saúde do seu ambiente de trabalho.
- Você evolui suas habilidades interpessoais praticando.
- Você cria possíveis soluções para problemas atuais ou futuros.
- Você cria oportunidades futuras.
Considerando o mercado de trabalho atual, seguindo essa dica, com o tempo você irá ter muitos amigos espalhados em diversas empresas, amigos da alta direção, em cargos similares ao seu, em posições estratégicas, posições de recrutamento etc. Com esses amigos você terá um canal de comunicação aberto, assim com eles você poderá falar livremente sobre.
- Indicações de oportunidades caso você deseja sair do seu atual ou necessite achar um novo emprego.
- Dicas e compartilhamento de conhecimento, baseado nas novas experiências da outra pessoa. Por exemplo, eu gosto de conversar com alguns amigos sobre como funcionam o departamento de marketing, sucesso do cliente, recrutamento etc. das empresas deles. (É claro que para não ter conflito ético eu não converso sobre isso quando a empresa do meu amigo é uma concorrente).
- Indicação de profissionais, agências e outros tipos de empresas parceiras.
Para dar três exemplos doque uma abordagem amigável pode fazer.
Em novembro passado, participei de uma homenagem da primeira empresa onde trabalhei (mesmo não trabalhando mais lá há 3 anos) e o CEO ao me apresentar disse: “Se não conhece o Flávião, bom sujeito não é.” É desse tipo de relação longa e duradora que estou falando aqui.
Deixo aqui um alerta, ninguém é perfeito e muito menos eu! Mesmo eu dando essa dica, eu sei que poderia construir muito mais pontes ou usar das construídas muito mais hoje, mas não o faço, por diversas razões, a principal é por timidez, mas reafirmo, o que você conseguir fazer relativo a isso nesse ano de 2022 já será uma grande evolução.
Para quem quer estudar um pouco mais a respeito das relações interpessoais, existe o clássico, quase centenário e livro obrigatório: “Como fazer amigos e influenciar Pessoas”
5 – Cuide de sua família e saúde
Essa é outra das dicas que vai te parecer óbvio, mas que na prática é muito mais complexa e difícil de se realizar. Você precisa entender que por mais que sua carreira é importante e que você deseja alcançar ela, você precisa valorizar as pessoas com os quais você compartilha sua jornada e sua própria saúde.
Pense na Pirâmide das necessidades de Maslow, esse é um modelo criado por Maslow o qual está representada todas as necessidades humanas na forma de uma hierarquia em uma pirâmide, sendo que uma vez saciada a necessidade do seu nível atual, ele deixa de ser importante e você passa a precisar profundamente da necessidade acima, segue abaixo a representação da pirâmide:
Se você está em um momento da sua carreira no qual está focado em evoluir na sua carreira, ser reconhecido, buscar salários maiores, buscar conquistas, altos cargos etc. Você provavelmente vai estar no penúltimo nível da pirâmide.
Ou seja, é na sua conquista profissional que você está focando e você pode estar negligenciando as camadas inferiores da pirâmide por serem necessidade já realizadas. Por exemplo, você pode estar negligenciando seu relacionamento, ou então família e amigos, ou ainda mais abaixo sua própria saúde e necessidades fisiológicas.
Esse é um momento perigoso, porque uma necessidade que é saciada hoje, pode de uma hora para outra voltar com tudo.
Imagina que você está com todo foco buscando o seu sucesso, respeitando a Lei de Rihanna e fazendo muito mais sacrifícios pessoais de maneira a negligenciar um relacionamento estável que você tem hoje, você perdendo isso, simplesmente toda sua busca irá perder o sentido.
Então não cometa esse erro!
Além de sua busca profissional que é sim importante, não negligencie da base de sua pirâmide, não se ponha em situações de insegurança por causa do trabalho, não abra mão de sua família, relacionamentos etc. Elas são partes do seu ser humano e você não fica de pé sem elas.
Com relação a saúde, ela é um ponto ainda mais importante! Então falo em separado:
Saúde
Por fim, sua saúde merece sempre sua atenção especial. É comum a gente negligenciar a saúde com a ideia que será temporário, até você alcançar determinado resultado, realizar alguma entrega etc. Não se arrisque dessa forma, mesmo que seja temporário, sua saúde é a principal ferramenta para você alcançar seus resultados, então, tenha atenção especial a ela, tenha atenção:
- Nos seus horários de sono e descanso no geral
- Na sua alimentação
- No seu psicológico
E outros pontos relacionados a sua específica.
Acontece que por mais que seja permissível fazer um “sacrifício” aqui ou ali, como por exemplo sacrificar uma semana de sono ou trocar um almoço por “qualquer coisa” por causa de uma reunião, isso pode se tornar um hábito e até uma ferramenta a mais para o seu se superar no seu desempenho. Mas acredite no que eu digo, isso não vai fazer a diferença no final.
O que faz a diferença para você alcançar resultados ambiciosos na sua carreira é manter a consistência durante um longo tempo, ou seja, você poder manter um alto nível de entrega por anos! O que é impossível negligenciando sua saúde física e mental.
Por mais que pequenos sacrifícios vão surtir resultado no curto período, no longo prazo não é sustentável e a saúde irá te cobrar.
Pense na sua saúde de forma bem racional, o que você precisa em termos de saúde para desempenhar suas atividades em um alto nível de qualidade e com uma consistência? Pense das suas necessidades fisiológicas como sono e alimentação como necessários para você conseguir desempenhar sempre no pico de seu rendimento.
Dica Bônus – Tenha um Caderninho de Aprendizados
Como prometi, segue uma dica bônus e complementar a todas que eu dei hoje. Tenho certeza de que essa dica é muito interessante e você vai gostar, a dica é:
Tenha um “caderninho de aprendizados”!
Mas o que é isso? É muito fácil, eu explico.
É um caderno exclusivo para você anotar somente as lições aprendidas, o que eu aprendi essa semana que tem valor para mim, que eu não desejo nunca esquecer?
Faça essa anotação, simplesmente anote no seu caderno a data e abaixo qual foi o aprendizado.
Note, não é um diário, embora você coloque a data, isso é apenas para você ter referência, o mais importante é que em 2 ou 3 linhas você anote a lição/aprendizado que teve. Não se cobre também com relação ao preenchimento dele, escreva nele quando você realmente tiver uma lição aprendida válida para anotação.
Eu tenho meu caderninho desde metade de 2020 e digo que é muito interessante! Nesse período todo eu anotei cerca de 50 ensinamentos, não foi um número muito grande a meu ver, mas tudo que está lá tem um valor muito grande para a minha trajetória e todas as vezes que eu releio o caderninho, além de ser um exercício de fixação e memória (pois relembro o contexto no qual escrevi os aprendizados) também me auxilia a ter novas ideias.
O principal da questão é você sempre se avaliar o que fez de certo e o que fez de errado, e então entender como ampliar e melhorar as coisas que realizou certo e mudar no que errou. Para te ajudar nessa tarefa de melhoria contínua o caderninho dos aprendizados é uma ótima ferramenta.
Concluindo
Gostou das minhas dicas?
Elas sintetizam um pouco da minha vivência profissional, cada uma delas foi fruto de aprendizados que eu tive nesses últimos anos.
Eu sei que é muito difícil pôr em prática todas essas dicas, mas posso te garantir que você colocando-as em práticas vai ter uma grande evolução profissional no seu ano de 2022.
Estou curioso! Deixe um comentário me contando qual a sua dica favorita, vai ser um prazer te responder. 😊
Acompanhe o #EuNaStartup no Twitter e Instagram e assine nossa newsletter!
Temos postagens todas as terças e quintas, não perca! espero te ver mais por aqui 😉
Um Excelente 2022 para todos nós!