Growth Mindset: Porque ter essa mentalidade é importante
Você já deve estar cansado de escutar a palavra ‘mindset’, essa é certamente o maior símbolo do atual uso exagerado de estrangeirismos nos negócios! Digo “exagerado” porque muito mais simples seria utilizar a palavra “mentalidade” que traduz para o português o significado de “mindset” com clareza.
Nesse post vamos falar de mentalidades, e o conceito não se aplicará apenas no mundo dos negócios, mas sim no âmbito geral do dia a dia, da forma que temos de ver nossas vidas. Vamos falar de growth mindset e fixed mindset, a ideia dessa postagem é que você entenda o porquê dessas palavras e como isso pode mudar a sua forma de olhar todos seus desafios.
Mindset
Como eu já disse, a palavra mindset sozinha, nada mais é do que o que chamamos de “mentalidade” em português. É exatamente isso e nada mais! Olhando seu significado no dicionário Cambridge vemos que mindset é:
“ a person’s way of thinking and their opinions”
o que quer dizer “a forma de uma pessoa pensar e suas opiniões”, além disso, como sinônimos encontramos “mentality” que como já disse é o termo inglês de mentalidade.
Eu diria que além dos extrangerismos de quem gosta de usar essa palavra a todo momento, mindset não é nada mais do que isso, mentalidade. Não vou passar disso na minha explicação.
Mas para tornar as coisas muito mais interessantes vamos falar dos conceitos da “mentalidade fixa” e “mentalidade de crescimento”, que foi popularizado graças a um livro lançado em 2006.
Mindset: A nova Psicologia do Sucesso
Mas, se agora falarmos de growth mindset e fixed mindset, o assunto fica muito mais interessante.
Growth Mindset e fixed mindset foram termos popularizados a partir de um livro lançado pela psicóloga e escritora americana Carol Dweck em 2006 com título: “Mindset: The New Psychology of Success.” (“Mindset: A nova Psicologia do Sucesso”).
Este é um livro excelente, e além dos conceitos em si, traz diversos casos reais como exemplificação. Indico muito esse livro caso você queira se aprofundar nos conceitos que abordarei aqui, uma vez que afirmo que não tenho formação em psicologia então meu texto é uma abordagem superficial sobre o tema no intuito de somente apresentar o conceitos para você.
O que Carol Dweck concluiu de sua pesquisa acadêmica e descreveu no livro é que nossa capacidade de lidar com os desafios e superar frustrações é muito influenciada pela forma que nos vemos. Ou seja, de nossa própria mentalidade, o qual ela explora fazendo uma divisão entre mentalidade fixa e mentalidade de crescimento.
Agora, vamos falar um pouco desses dois conceitos:
Fixed Mindset: A mentalidade fixa.
Da minha experiência pessoal, é a mentalidade mais comum na nossa sociedade. Uma pessoa de mentalidade fixa não acredita que é possível ter grande evolução de suas habilidades com muito trabalho e esforço, ela tem uma visão de mundo como se existisse um talento único, inerente e imutável nas pessoas, ou seja, caso a pessoa não tenha nascido com esse talento nato, por mais que ela se esforce ela não conseguirá passar de um determinado nível de sucesso.
Como exemplo, quando falamos de educação, em um exemplo bobo, eu já vi muito a ideia de que uma pessoa que é de “humanas” (tem formação acadêmica específica na área de humanidades) ela tem necessariamente uma inabilidade com exatas, e que não importe o quanto ela se esforce para aprender ela não será boa nessa área do conhecimento, eu vejo isso como uma forma de mentalidade fixa muito prejudicial.
Outro exemplo dentro do campo da educação é que muitos acreditam que uma criança com desempenho ruim no ensino fundamental vai carregar toda sua não habilidade em aprender para o resto da vida (ela “não é boa nos estudos”). Mais uma vez, um exemplo no qual a mentalidade fixa é prejudicial para o desenvolvimento da pessoa.
É uma forma de ver o quão ruim pode ser a mentalidade fixa, ela deixa as pessoas presas ao que elas são hoje. Isso tem grande peso psicológico e contribui para ela não buscar melhorar, não lidar bem com as frustrações, desistir facilmente e ter uma necessidade de autoafirmação.
Growth Mindset: A mentalidade de crescimento.
A mentalidade de crescimento é exatamente o contrário da fixa. Nela se acredita que o sucesso em qualquer atividade depende muito mais da dedicação, do esforço, do caminho de aprendizado e crescimento do que de talento nato.
Talvez você não seja capaz de tudo, mas com muita dedicação e tempo poderá alcançar excelentes resultados em muitas áreas. Uma pessoa com mentalidade de crescimento vai lidar melhor com frustações e a tratar esses episódios como passageiros e oportunidades de aprendizado e evolução.
Assim, tudo pode ser conquistado desde que haja determinação e comprometimento para se ter uma curva de aprendizado até se alcançar o que é desejado.
Por exemplo, nas últimas olimpíadas (Tóquio 2020) tivemos diversos exemplos de atletas que depois de uma grande jornada na carreira em busca da sonhada medalha olímpica, tiveram seus objetivos alcançados.
Um exemplo olímpico é Bruno Fratus da natação (atleta da prova dos 50m de nado livre), e que depois de um 4° lugar nas Olimpíadas de Londres 2012, 6º lugar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016, mesmo com uma idade considerada avançada 32 anos, alcançou após quase 10 anos a medalha olímpica de bronze.
Carol Dweck aponta em seu livro diversos experimentos e casos que podem indicar que tipo de mentalidade está envolvida, em um, o qual serviu como motivação para todo seu estudo, ela apresentou quebra-cabeças para crianças e observou que enquanto algumas crianças rapidamente desistiam de resolver os quebra-cabeças mais difíceis e se sentiam satisfeitas em repetir os quebra-cabeças fáceis já resolvidos outras se sentiam extremamente motivadas a tentar e aprender a fazer os mais difíceis para superar esses desafios e/ou por terem um gosto no aprendizado.=
Problemas da mentalidade fixa
A mentalidade fixa pode criar um verdadeiro fardo para algumas pessoas, uma vez que ela considera que suas qualidades são imutáveis, ela mexe diretamente com sua própria aceitação, e como resultado, pessoas com a mentalidade fixa sentem uma necessidade constante de autoafirmação.
Outro ponto é que a mentalidade fixa muitas vezes divide as pessoas em dois grupos, os perdedores e os vencedores e uma vez que você esteja dentro do grupo de perdedores não há como sair de lá, isso faz com que a derrota, as frustrações, o mal funcionamento de algum projeto sejam fontes de dor e não de motivação para tentar de novo. Se suas qualidades são imutáveis, não há porque de tentar de novo.
Tudo isso pode trazer um peso psicológico muito grande para as pessoas de mentalidade fixa. Já na mentalidade de crescimento existe sempre a possibilidade de evoluir e superar derrotadas, frustrações e desafios, isso trás uma energia e motivação nova.
Por que ter uma mentalidade de crescimento é importante?
Eu diria que o principal valor do livro é abrir a sua cabeça para a existência dos dois tipos de mentalidades, uma vez isso feita, você vai entender melhor como se vê e como vê as outras pessoas e assim, ter explicações em relações a determinados comportamentos.
Com esse autoconhecimento você poderá se dedicar a buscar sempre uma mentalidade de crescimento, uma a qual você vai evoluir e tem toda capacidade de realizar coisas maravilhas!
Na mentalidade de crescimento certamente a vida não é fácil! É preciso lutar e saber lidar com as frustrações em muitos momentos, já que isso faz parte do dia a dia. A mente de uma pessoa com a mentalidade de crescimento é aberta para o aprendizado e ela está sempre se reavaliando para saber como melhorar na próxima vez. O bônus desse sacrifício é que geralmente a mentalidade de crescimento está por trás de muitas histórias de sucessos.
Não é cool a noção de que muito suor é necessário para atingir objetivos ambiciosos, seria muito mais “descolado” pensar em termos de talento nato, é muito mais legal se imaginar um superdotado, diferenciado. No entanto, essa é uma dádiva guardada para poucas pessoas, a vida real é feita em sua maior por pessoas normais e reais.
Assim, respondendo à pergunta do título, dessa seção, a mentalidade de crescimento é importante porque é com ela que você vai conseguir seus melhores resultados. Com muita dedicação e esforço e com certeza tudo valerá a pena.
Por fim, vai muito de perfil. Para algumas pessoas, ter uma mentalidade fixa pode ser muito benéfico dependendo dos seus objetivos, se você já está em uma situação bem confortável e tem uma necessidade pelo comodismo a mentalidade fixa pode trazer essa tranquilidade.
E você? Qual é sua mentalidade?
Agora chegou a sua vez! Depois de tudo o que expliquei, como você se vê? Você se considera como uma pessoa com a mentalidade de crescimento ou crescimento ou fixa? Você deseja modificar sua forma de ver seus desafios? Me conte tudo nos comentários. 😊
Fique de olho no blog #EuNaStartup, novos posts todas as terças e quintas!