Resumo: Como é a Estratégia Growth Hacking
No meu último artigo entrei em detalhes sobre o funcionamento da Estratégia Growth Hacking. Tenho certeza que lendo essa postagem, você terá uma ideia completa sobre como aplicar Growth Hacking na sua empresa.
No entanto, nem sempre esse é o tipo de conteúdo que precisamos, as vezes o que queremos é ter uma ideia geral de que se trata tal assunto. E é esse o objetivo dessa postagem.
Por isso, fiz uma versão “short” do conteúdo de terça-feira, se você precisa de um rápido review do que é o Growth Hacking, esse é o texto ideal, caso queira uma visão mais aprofundada não deixe de ler o livro Hacking Growth ou meu último artigo:
Saiba como aplicar a Estratégia Growth Hacking em sua startup
O que é Growth Hacking?
O primeiro passo é sabermos do que se trata o Growth Hacking, pelo meu conhecimento prático Growth Hacking é:
“Um método iterativo que busca o crescimento através de teste e aprendizagem acelerado.”
Em breve vamos entrar no passo a passo da estratégia growth Hacking, mas antes, precisamos muito falar de Product Market Fit.
Product Market Fit
Para que se tenha sucesso na aplicação da estratégia growth hacking, é fundamental que o produto tenha alcançado o Product Market Fit (PMF), ou seja, o produto é necessário e bem aceito para um determinado público-alvo.
Caso não se tenha PMF, o ideal é concentrar as forças no desenvolvimento do produto e público e não na aceleração do crescimento. Por outro lado, se o produto alcançou o PMF, ele está pronto para crescer usuários e é o momento ideal para iniciar uma estratégia de Growth Hacking.
A Estratégia Growth Hacking
Assim, da definição de método iterativo, temos a ideia de um ciclo que se repete, no Growth Hacking esse ciclo dividido em 4 etapas:
Vamos entrar em cada etapa com calma, mas em resumo temos que a estratégia se inicia pela etapa 1-Análise, que é uma profunda análise dos dados, depois é feito a geração de ideias que possam trazer o crescimento (2 – Ideação), essas ideias são priorizadas seguindo alguns critérios chaves (3 – Priorização) e finalmente testadas da forma mais assertiva possível (4 – Teste).
Após a fase de teste, os resultados são analisados e o ciclo é reiniciado. Olhando com mais calma:
1 – Análise:
A análise correta e profunda de dados é fundamental para o sucesso da Estratégia Growth Hacking. A primeira participação da Análise é antes mesmo de se iniciar a estratégia quando um estudo é feito para reconhecer os seguintes conceitos:
North Star Metric
Qual é a métrica principal que representa o crescimento que se busca no processo de growth hacking
Momento AHA:
O momento no uso do produto o qual um usuário passa a ser um “evangelizador” do produto, é preciso encontrar esse para tomar ações de forma a mais usuários chegar a esse momento Aha.
Alavancas de Crescimento
São as métricas que tem uma relação com o crescimento, ou seja, ao se fazer melhorias nessas métricas o resultado (crescimento) é melhorado.
Por exemplo, se estamos trabalhando com um aplicativo de delivery, a recorrência é uma métrica importante para o crescimento pois aumentando a recorrência o faturamento é aumentando, logo recorrência é uma das alavancas de crescimento para esse aplicativo.
As Alavancas de crescimento podem ser colocadas em uma equação de crescimento, que vai mostrar de forma simples o relacionamento de cada uma das alavancas com o crescimento.
A NSM guia a Estratégia Growth Hackin e a etapa de análise é fundamental para identificar as oportunidades de crescimento e para analisar os resultados das ideias testadas.
2 – Ideação:
Com a NSM, Momento Aha, alavancas de crescimento e a equação de crescimento bem conhecidas pode-se partir para a etapa de ideação.
Nesta etapa, é necessário gerar todo tipo de ideia possível que considere a NSM e haja nas alavancas de crescimento.
3 – Priorização:
Como o número de ideias geradas deve ser alto, é preciso fazer a priorização de modo a testar as ideias mais efetivas primeiro. Para isso, pode-se adotar algum sistema de classificação.
O ideal sempre é buscar por ideias que tenham um alto impacto no crescimento e sejam de fácil execução.
4 – Teste
Com as ideias selecionadas, o teste é a parte prática.
É muito importante atentar-se na medição dos resultados dos testes, eles devem ter significância estatística para que seja possível indicar o sucesso ou não da ideia escolhida para teste.
Assim, após essa etapa, a estratégia se reinicia com a análise de dados.
Time e reunião de Crescimento.
Para a execução da estratégia de Growth Hacking é necessário ter uma equipe multidisciplinar disponível e focada no sucesso da estratégia.
Essa equipe teria na sua composição:
- Lider de Crescimento
- Gerente de Produto
- Engenheiro de Produto
- Designer de Produto
- Especialista em Marketing
- Analista de Dados
Sendo o Lider de Crescimento o responsável pela gestão dentro da estratégia de Growth Hacking.
Para fazer o acompanhamento da estratégia é realizada a reunião de Crescimento.
Essa é uma reunião que serve para se acompanhar a evolução das métricas (principalmente NSM), avaliar os testes que estão sendo realizados ou foram finalizados e selecionar as próximas ideias a serem testadas. Liderar a reunião de crescimento é mais um dos deveres do líder de crescimento.
Estratégia Growth Hacking: Concluindo
Passamos rapidamente pelos principais conceitos e etapas das estratégias de Growth Hacking.
A ideia aqui é deixar você mais tranquilo frente a esses conceitos e a estratégia.
Growth hacking não é nenhum bixo de 7 de cabeças, por outro lado, é um processo pensado para ser simples na prática de modo a agilizar a busca pelo crescimento nas empresas.
Mais uma vez, para se aprofundar um pouco mais nos conceitos, convido você para ler com calma a postagem completa que fiz sobre o tema. 😉
Não deixe de comentar, vai ser um prazer respondê-lo qualquer que seja a dúvida.
Siga o @EuNaStartup no twitter e Instagram e acompanhe o blog, com postagens todas as terças e quintas-feiras às 19h.
Assine nossa Newsletter: