Conceito porco-espinho: Por que eu devo conhecer?

Conhecido no mundo dos negócios, o conceito porco-espinho aparece em uns dos melhores livros de administração já escrito: “Empresas feitas para vencer” de Jim Collins.

Mas o que é esse conceito e por que ele é tão importante para o crescimento de empresas e pessoas? São essas duas perguntas que vamos responder na postagem de hoje.

Antes de nos aprofundar nos conceitos, em poucas linhas, conto uma parábola de uma raposa caçadora e um porco-espinho desengonçado (de onde se origina o nome do conceito).

A raposa e o porco-espinho

A raposa, é uma astuta caçadora, ela sempre tem uma variedade de técnicas e estratégias de caça. A raposa é criativa, forte e versátil quando está caçando.

No entanto, por mais esperta que a raposa seja, ela nunca tem sorte quando caça porcos-espinhos! Embora o desengonçado bicho seja lento, nada versátil e muito menos criativo, ele sempre leva a melhor…

Por mais que a raposa se empenhe para surpreender a presa, no momento do ataque o porco espinho se transforma em uma dura, impenetrável e perigosa bola de espinhos e assim, não há como a raposa o vencê-lo. Por mais esperto que ela seja uma única tática do porco espinho é o suficiente.

Conceito Porco-espinho - Defesa Porco-espinho

O que é o conceito porco-espinho?

Após ler essa fábula, você já deve estar pensando o que faz do porco-espinho tão especial.

Enfim, a lição que tiramos é que para obter um determinado sucesso, é preciso ter um foco único em algo em que você pode ser o melhor, e fora disso, nada mais importa.

É um conceito simples, e é para ser assim.

Nada da complexidade. É preciso ter um conceito simples e claro, de forma que seja possível desenvolver o máximo do potencial para obter um sucesso sólido.

O chamado conceito porco-espinho explícita isso, quando falamos de empresas, essa precisa descobrir qual é o seu conceito porco-espinho, ou seja, em qual atividade ela tem um real potencial de ser a melhor do mundo?

Mas, não é apenas isso, a empresa precisa saber construir o seu conceito porco-espinho. Assim, é necessário ter uma razão econômica.

Vamos agora mostrar como fazer para encontrar o conceito porco-espinho para sua empresa.

Os três círculo de um conceito porco-espinho

Em resumo, para se chegar a um conceito porco-espinho é preciso a intersecção de três círculos formado por 3 perguntas:

1 – Aquilo no qual a empresa consegue ser a melhor do mundo

2 – Aquilo a qual desperta paixão

3 – O motor econômico da atividade (o que gera recursos).

A intersecção entre esses 3 círculos é o conceito porco-espinh0

Como mostrado no livro “Empresas feitas para vencer” de Jim Collins, a intersecção entre os três círculos é o conceito porco-espinho(azul).

Como na figura acima mostra, o conceito porco-espinho é a intersecção destes três círculos, mas existem coisas especiais com relação a isso, vamos explicar um pouco mais de cada círculo:

Atividade que você pode ser a melhor do mundo

Este círculo diz que a empresa precisa descobrir no que ela consegue ser realmente melhor do que qualquer outra.

Não precisa ser alguma atividade o qual ela já exerça, mas uma a qual uma análise profunda mostre que ela realmente possa desenvolver ao máximo a um nível world-class

O que lhe desperta paixão

Para desenvolver o conceito porco-espinho, é necessário dedicação e foco, não é apenas uma estratégia temporária, é um conceito para empresa levar por anos. Logo, este ponto é mesmo de cultura organizacional.

O que desperta paixão no trabalho de quem está na empresa, essa paixão e atividade está alinhada no conceito de porco-espinho? É preciso ter paixão para desenvolver foco total no que você faz.

O que aciona o motor econômico

Como é claro para uma empresa, de nada adianta a atividade que ela realiza despertar paixão em seus funcionários, ter o potencial de ser a melhor do mundo, mas não gerar dinheiro para o crescimento. Isso levaria a empresa a falência ou a uma situação medíocre.

Por que ser um porco-espinho e não uma raposa?

O conceito porco-espinho deixa o caminho um caminho claro para ser seguido, uma empresa com um conceito porco-espinho bem desenvolvido vai saber onde focar suas forças e no que não gastar o seu tempo.

Já uma empresa que não segue este caminho, ou melhor, que segue um conceito raposa, pode ser astuta, ter capabilidades bem desenvolvida mas não vai ter um único foco simples definido.

Sem ter o foco definido, nem a simplicidade ao seu favor, tudo fica mais complicado. Assim, no longo prazo vai haver uma confusão estratégica, com projetos o objetivos completamente distintos sendo realizados paralelamente e uma complexidade operacional e estratégica resultante.

Portanto, essa empresa certamente irá perder em competitividade frente uma empresa que tem o conceito porco-espinho bem definido.

Conceito porco-espinho e carreiras

Conversei bastante sobre o conceito porco-espinho como uma decisão estratégica para empresas, mas é claro que o mesmo conceito pode (e deve) ser estendido para pessoas.

Portanto, a lógica é a mesma, para você ter uma maior probabilidade de sucesso profissional, precisa ter um conceito bem desenvolvido. Para isso, precisa saber responder com clareza as três questões:

1 – Em que eu tenho real potencial de ser melhor do mundo

2 – Eu tenho paixão em fazer isso?

3 – Isso pode me gerar ganhos de forma que eu possa viver disso?

O que tiver resposta positiva para as três perguntas certamente é algo que você pensar seriamente para a sua carreira e futuro.

Conclusão

Certamente o conceito é bem mais extenso do que eu abordei aqui, o objetivo desse texto foi mostrar o que é fundamental do conceito porco-espinho, sugiro fortemente a leitura do livro “Empresas feitas para vencer” de Jim Collins, para entender melhor sobre o conceito-porco espinho e também de diversos outros assuntos presentes neste fantástico livro

 

Esse artigo foi escrito por mim e originalmente publicado no site fisiconoturno.com em 05/04/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *