7 livros essenciais para aprender publicidade
(Conselhos de quem realmente leu o que indica)
Cada vez mais jovens engenheiros, matemáticos, físicos entre outros estudantes de exatas entram no mundo do marketing/publicidade para trabalhar em times internos de startups e outras empresas.
A necessidade por esses profissionais é resultado da evolução do modo de medir os resultados analíticos das campanhas, e da necessidade de entendimento em programação (ou Excel). Profissionais com formação em campos da exatas e perfil analíticos levam vantagem nesse momento.
Porém, como todo mundo sabe, no dia a dia do trabalho vai chegar o momento (e são muitos), no qual esses profissionais precisam criar um briefing para uma campanha ou mesmo executá-la por completo, do conceito inicial a execução e medição dos resultados.
Eu me vi nessa muitas vezes nessa situação, e entendi na prática que me faltava uma base mais sólida para evoluir de fato na criação campanhas e anúncios. Assim, decidi que precisava estudar muito e fui atrás desse conhecimento nos livros.
Esse artigo é uma lista em construção dos melhores livros para quem está começando no anúncio. Fugi de livros clichês e busquei inspiração tanto em nomes reconhecido por seus resultados dá área quanto em livros com um espírito um pouco mais.
Confira os livros a seguir:
1 – The Advertising Concept Book
O livro mais “acadêmico” de nossa lista, trata-se de um livro texto de Pete Barry(Ogilvy (Londres) e ex-professor de Design em publicidade na Universidade de Syracuse), lançado pela excelente editora Thames & Hudson.
O objetivo do livro é servir de guia para o aprendizado sobre os conceitos que estão por trás da execução de anúncios publicitários, como o próprio autor identifica é o conceito sobre a execução, substância sobre o estilo.
O livro é focado mais em conceitos e ideias do que no resultado da execução do anúncio, ‘Think Now, Design Later’ (pense agora projete depois), para isso, o livro conta com mais de quinhentas ilustrações no estilo lápis sobre o papel, recriando muitos dos melhores anúncios já criados.
O livro é excelente para quem quer ter uma noção geral sobre publicidade, no capítulo um (“Basic Tools”) é definido as ferramentas conceituais que são utilizadas em todo o resto do livro.
O livro é bem completo, passando pela estratégia, conceito e criação de campanhas, TV, copy, redes sociais, a publicidade interativa e muito mais. Sir John Hegarty (que irá aparecer mais nessa postagem) comenta sobre este livro:
“Se você não pode pagar três anos de escola de arte, tente este livro”
É um ótimo livro para aprender publicidade e para se ter para consultá-lo sempre que preciso.
2 – A Ciência da Publicidade
Scientific Advertising é um dos grandes clássico da literatura de publicidade. este pequeno livro de Claude C. Hopkins), foi publicado pela primeira vez em 1923 e é direto ao ponto.
Ao longo das menos de cem páginas, Hopkins transmite conhecimentos sobre como deve se comportar o profissional de publicidade ao criar e gerenciar suas campanhas, uma visão cientifica pautada na experimentação e medição dos resultados.
Hopkins também compartilha sua experiência em como ser persuasivo em sua abordagem e na adequação dos públicos nas campanhas.
A precisão dos conselhos é tão grande e marcante para seus tempos que o livro serviu de inspiração para alguns dos maiores publicitários de todos os tempos, David Ogilvy, por exemplo, escreveu que o livro mudou o curso da vida dele e que “ninguém deveria ser permitido fazer qualquer coisa com publicidade sem que tenha lido este livro sete vezes”
Bem, até o momento eu já o li três vezes.
Como é um livro de quase cem anos atrás, acredito que já seja livre de direitos autorais, portanto é bem simples encontra-lo na internet, você pode encontra-lo completo (inglês) neste link por exemplo.
3 – Hegarty on Creativity: There Are No Rules
O livro de John Hegarty, fundador da agência Bartle Bogle Hegarty (BBH), trata da criatividade, o que é um tema muito difícil para mim, devido ao meu perfil analítico e um pouco “travado” em relação assuntos mais artísticos.
Se você sente que tem dificuldade de criar, de ter inspiração ou de transformar sua inspiração em um resultado palpável e valioso esse livro é obrigatório.
Hegarty escreve um livro diferente do que estamos acostumados, com orações curtas, de modo que a leitura flui como o de uma poesia, no entanto ele é bem claro e nos revela uma surpresa a cada página.
O livro compartilha quinze “ensinamentos” de Hegarty para quem de alguma forma necessita criação no seu trabalho do dia a dia. Te ensina como vencer o terror da “folha branca” (o simples ato de começar), como buscar inspiração e em que(ou quem) se inspirar e como ter a coragem necessária no trabalho criativo, além de muitas outras dicas mais práticas.
Considero um guia completo sobre como ser criativo, e posso dizer que o livro me mudou. Após tê-lo lido, tenho muito mais confiança em todos os trabalhos criativos que realizo (seja escrever, criar anúncios, pensar estratégias etc.).
4 – Adams Óbvio
“Adams Óbvio: A história de um homem de negócios de sucesso” é um livro de Robert R. Updegraff, publicado pela primeira vez em 1916. O livro conta como um jovem garoto de origem humilde chega ao sucesso no mundo da publicidade.
Embora um livro com mais de cem anos, o livro traz lições totalmente atuais para quem está começando na carreira de marketing/publicidade agora.
Para mim este foi um livro que além de suas lições, que busco sempre aplicar, me trouxe inspiração. Se você quiser ler um pouco mais sobre o que o livro nos contas, não deixe de ver minha postagem: “4 Coisas que você pode aprender com Adams Óbvio”
5 – Ogilvy on Advertising
Um dos melhores livros desta lista, Ogilvy on Advertising do gênio David Ogilvy é um livro essencial para quem está começando neste mundo da publicidade entende um pouco do seu funcionamento.
Desde dicas práticas sobre o funcionamento de uma agência de publicidade (sua descrição das funções de trabalho, como ter clientes, como comandar uma agência etc.), e como é trabalhar no mundo da publicidade, até a fantásticas lições de como criar anúncios e campanhas de sucesso.
Ogilvy tem um estilo ácido e provocativo, o que para mim tornou a leitura muito divertida em diversos momentos. O livro é uma ótima introdução para quem está começando, além de trazer lições valiosas de um gênio.
Aqui no Físico Noturno, abordei em especial um dos capítulos desse livro no post:
>>> David Ogilvy: Como criar anúncios que vendem
6 – Hidden Persuasion: 33 Psychological Influences Techniques in Advertising
O livro dos pesquisadores europeus, Marc Andrews (Alemanha), Matthijs Van Leeuwen (Noruega) e Rick Van Baaren (Holanda) é um guia prático de 33 estratégias psicológicas de persuasão utilizadas em publicidade.
Ele apresenta de forma padronizada, e na grande maioria com exemplos de anúncios reais, cada uma das 33 estratégias de persuasão na publicidade por eles listados.
A forma padronizada como são apresentadas as estratégias é composto por:
- Nome e número da técnica
- Ícones mostra em qual necessidade da pessoa a técnica implica (reconhecimento social, autorreconhecimento etc.),
- Texto principal descrevendo a técnica,
- Linha resumo,
- Exemplos de anúncios e ilustrações
- Fatores de persuasão (classificação montada pelos autores),
- Palavras chaves de temas relacionados.
Esta padronização facilita comparação entre as técnicas e o aprendizado do conteúdo.
Considero este um livro guia, para entender melhor o que cada anúncio tenta comunicar e para eu consultar quando estou escolhendo as “armas” que para uma nova campanha.
7 – Branding Basics for Small Business
Único livro da minha lista que não é diretamente ligado a publicidade e propaganda, este livro de Maria Ross serve como uma ótima introdução sobre um dos conceitos mais importantes que precisamos dominar quando estamos trabalhando com marketing: marca e o processo de marca (branding).
Obviamente, se você for começar a sua carreira em uma grande agência ou grande empresa, seu caminho para o aprendizado de brand e branding já estará pavimentado bastando você entender o que já foi criado.
No entanto, muitas vezes você está começando sua carreira em uma nova empresa, tão nova quanto sua própria carreira, então é necessário entender o que ainda não existe na empresa, a marca. Assim, a provável que caiba a você junto às maiores lideranças da empresa esse trabalho de criação da marca.
Esse livro é certeiro quando se trata de marcas para empresas novas ou pequenas, desde a definição do conceito de brand e branding, consistência da marca etc. O livro é ilustrado com dezenas de exemplos de pequenas empresas que passaram por um processo de construção de marca e obtiveram excelentes resultados, o que mostra na prática a consistência do que foi ensinado.
Assim, é um livro que indico como complemento a todos os outros conteúdos de criação de anúncio que passei, lembre-se, a
Livro Bônus: Advertising Next
Por fim, trago mais uma excelente indicação de livro para você aprender mais sobre publicidade. No entanto, minha honestidade não deixa fazer uma recomendação cem porcento sobre este livro pois eu ainda não terminei de lê-lo.
O livro: “Advertising next: 150 winning campaigns for the new communications age” de Tom Himpe e da editora Thames & Hudson entrega o que promete.
São 150 grandes campanhas executadas nos últimos anos e que exemplificam os novos caminhos da publicidade para o século vinte e um. Com milhares de ilustrações nas suas 400 páginas o livro faz uma análise nas novas tendências para a publicidade e marca no nosso século
O utilizo como uma fonte de inspiração, você precisa buscar fontes ricas de inspiração, saber o que é/foi realizado munda afora e assim colher conhecimento e influência suficiente para que o seu trabalho faça o diferente.
Capa e contracapa, veja todos os 17 pontos chaves para as campanhas de nossa nova era da comunicação.
Esse texto foi escrito por mim e originalmente publicado em 13/07/2020 no site fisiconoturno.com