Andy Grove: 5 Princípios para ter sucesso no trabalho
Você vai ver nesta postagem, dicas poderosas que se aplicados de forma consistente vão te trazer resultados extraordinários no convívio diário no trabalho e na sua carreira em geral.
Você vai se assustar com a simplicidade dessas dicas, no entanto vieram de uma das mentes mais brilhantes de todos os tempos e sua simplicidade são a chave para o sucesso desses 5 princípios.
A fonte de onde retirei esses aprendizados e o livro “One-on-One With Andy Grove: How to Manage your Boss, Yourself and You Coworkers”, Podemos fazer a tradução livre: “Tête-à-tête com Andy Grove: Como gerenciar seu chefe, você e seus colegas de trabalho” .
Quem foi Andy Grove
Andy Grove (1936-2016) foi um dos maiores, senão o maior, executivo de todos os tempos. Liderou sua empresa, a Intel, por diversas grandes mudanças o que a fizeram um das maiores e mais influências empresas do mundo na virada do século 20.
Andy Grove não se destacou apenas pela sua genialidade estratégica, mas também pela sua forma única de gerenciar pessoas, times e buscar por resultados. Se por um lado ele chegou a ser considerado como um dos “10 chefes mais duros dos EUA”, por outro, a cultura corporativa, a política de stocks-options agressivos e o nível de entrega de resultados transformaram (e enriqueceram) a vida de muitos dos funcionários que cruzaram o seu caminho.
O livro de dicas de Andy Grove
O livro “One-on-one with Andy Grove” foi lançado nos EUA no ano de 1987 e nunca chegou ao Brasil. O meu exemplar foi comprado usado direto dos Estados Unidos e via Amazon , por ser um livro relativamente raro e devido a cotação do dólar, paguei um preço bem salgado. Tenho a edição de 1988, não encontrei o livro em kindle e acredito que não houve outras edições após a de 1988.
Este livro é um compilado de perguntas e respostas oriundo de uma época no qual Andy teve uma coluna no jornal “San Jose Mercury News”, em sua coluna, basicamente ele respondia as mais diversas perguntas relacionadas ao gerenciamento de pessoas no ambiente do trabalho.
Os 5 Princípios chaves para gerenciar seu chefe, você e seus colegas de trabalho.
É nas últimas linhas do livro que Andy Grove nos presenteia com seus 5 princípios chaves, é como um resumo de todo o livro, algo como: Se você souber aplicar bem esses princípios, certamente terá capacidade de solucionar todos os questionamentos anteriormente apresentados.
Segue os 5 Princípios Chaves:
- Aproveite o seu trabalho.
Impossível você gostar cem por cento do tempo do seu trabalho. Haverá momentos bons e ruins, momentos os quais você não vai gostar do seu trabalho devido a determinada circunstância, momentos nos quais você poderá estar entediado. No entanto, é importantíssimo que você gostar do que faz.
Muitas vezes saber que o que você faz é relevante te leva a trabalhar com mais entusiasmo e isso pode adicionar uma necessária leveza ao ambiente de trabalho, que tornam as coisas mais divertidas para você e para outras pessoas relacionadas ao seu trabalho. - Seja totalmente dedicado a substância do seu trabalho, ou seja, no seu resultado final. Não em como cheguei aqui, de quem foi a ideia ou se minha aparência está boa ou não.
- Respeite o trabalho de todos. Nenhum cargo é sem importância. Todas as posições e níveis hierárquicos tem valor e participação para o funcionamento de uma organização.
- Seja direto com todos. Esse é um princípio bem difícil de aplicar sempre na prática. Segundo o próprio Andy Grove:
“Sempre haverá muitas razões (melhor chamar elas de desculpas) para não ser direto aqui ou ali. Nós podemos pensar que a pessoa não está pronta para ouvir a verdade ou a notícia ruim, que o momento não é o certo ou o que quer que seja. Cair nessas tentadoras racionalizações normalmente leva a uma conduta que pode ser eticamente errada e que pode virar contra você em algum momento. “
- Sempre que em dúvida, pare e pense em como chegar em suas próprias respostas!
Como funciona os 5 princípios na prática?
Andy Grove se destacou por ter uma capacidade extraordinária de simplificar termos complexos e é exatamente isso que ele faz com seus 5 princípios. Exceto pelo quarto princípio, todos os outros são à primeira vista de grande simplicidade de se aplicar no dia a dia.
É a prática consistente desses 5 princípios que vai te levar ao sucesso pessoal no ambiente de trabalho. Buscar ter uma visão construtiva e aproveitar o seu trabalho, focar no seu resultado, respeitar os outros e consequentemente ser direto e franco a todos e na dúvida, buscar pelo seu jeito de resolver o problema. Aí está um bom resumo rápido dos 5 princípios.
A princípio 2, 3 e 4 são a imagem do estilo de gestão de Andy Grove e consequentemente da cultura de sucesso da Intel. O princípio 2 é um dos focos principais apresentados no clássico livro “High Output Management” e o princípio 4 é a base do “confrontação construtivo” que é uma das marcas da cultura e sucesso da Intel.
Por que eu considero o 4º princípio como o mais difícil de todos?
Quem tiver um pouco mais de experiência no mercado com certeza irá concordar comigo, ser direto e franco com todas as pessoas é uma das coisas que menos vemos no mercado atualmente.
Após ler esse princípio pela primeira vez, me deparei em como esse tipo de honestidade e franqueza, se fosse aplicado consistentemente nos locais onde trabalhei, resolveria praticamente 80% dos problemas envolvendo gerenciamento de pessoas.
Vejo que no Brasil temos uma cultura de levar questões profissionais para o lado pessoal e ao mesmo tempo de evitarmos o confronto direto para a solução dos problemas. Isso leva a um cenário onde alguns problemas pequenos se arrastam meses aumentando sua gravidade até chegar em um ponto sem retorno. É quando determinada pessoa é demitida de forma insensível ou determinado funcionário abandona a empresa pegando todos de surpresa. Isso nos prejudica muito na nossa produtividade como nação.
Se tivéssemos uma cultura mais direta e de busca rápida e conjunta para a resolução de problemas, com certeza muitas empresas e carreiras teriam uma evolução mais rápida. Acredito, e agora me baseio em conversas e leituras que outros países como EUA e Alemanha tenham por cultura uma abordagem mais direta que o Brasil nos relacionamentos pessoais. Assim, por exemplo, foi possível criar uma cultura de confrontamento agressivo de ideias, que acredito, foi uma das chaves do sucesso da Intel de Andy Grove.
Eu pessoalmente tenho aplicado de forma consciente e consistente os 5 princípios chaves no meu ambiente profissional. Os resultados são excelentes, no entanto, eu sei que ainda tenho muito o que melhorar, principalmente com relação ao princípio 4, já que nossa cultura como indiquei a pouco, faz que muitas vezes caminhos mais fáceis e curtos se apresentem.
E você, o que achou sobre os 5 princípios chaves de Andy Grove? Vai tentar aplicá-los no seu dia a dia? Me conte nos comentários 😊
Siga o @EuNaStartup no twitter e Instagram e acompanhe o blog, com postagens todas as terças e quintas-feiras às 19h.
Outras informações:
Esse texto foi escrito por mim em 01/11/2020 e publicado no hoje desativado site fisiconoturno.com
Referência: “One-on-one with Andy Grove: How to Manage Your Boss, Yourself, and Your Coworkers”, Andrew S. Grove, 1987, páginas: 234-235