Data Storytelling: Por que é importante para minha carreira?
Recentemente ao olhar algumas descrições de vagas me deparei com esse “diferencial”: “Ter Data Storytelling”.
Mas o que é data storytelling? Isso é realmente importante ao ponto de ser colocado como diferencial para vagas de ciências de dados e entre outras?
Minha resposta é SIM! É muito importante! Aliás, não apenas para os profissionais de ciência de dados, mas para qualquer posição em uma empresa e ainda mais se ela for uma startup!
Nessa postagem vou explicar o porquê estou sendo tão enfático sobre a importância de Data Storytelling e você deve aprender isso o quanto antes.
O que é Data Storytelling
Data Storytelling (ou Storytelling através de dados) tem uma definição bem simples!
Contar histórias através de dados!
Explicando seu significado, Data Storytelling é estruturar os dados de modo atrativo e eficiente, tendo como resultado envolvimento e entendimento claro do público com relação as informações que estão sendo expostas.
Por que Data Storytelling é importante para as empresas?
A razão da importância dessa disciplina está em dois pontos fundamentais:
1 – Comparando com alguns anos atrás, hoje grande parte das empresas estão com uma postura data driven, ou seja, as decisões tomadas por seus funcionários, em especial pelas lideranças são fortemente baseadas em dados. A razão dessa mudança recente de postura está no avanço da tecnologia que aumentou em várias ordens de grandeza a quantidade de informações disponíveis, a facilidade de obtê-las e a qualidade delas.
2 – Mais informações disponíveis podem sobrecarregar os tomadores de decisões e causar um efeito inverso, dificuldade na interpretação e o processo lógico que resulta em uma decisão. Existe até uma expressão cunhada pelo guru de analytics Avinash Kaushik para nomear essa sobrecarga de informações muitas vezes irrelevantes: Data Puke.
Além disso, muitos cientistas de dados, analistas, especialistas de BI são extremamente técnicos e competentes, mas carecem de conhecimento básicos de como apresentar a informação (design de informação) e “dons artísticos” rs para criar visões atrativas e que criem engajamento. Inclusive, durante muito tempo foi comum que estes profissionais desprezassem a importância prática desses conhecimentos.
Assim, dado a importância que os dados e análises passaram a ter dentro das empresas, viu-se a importância de se ter conhecimentos em Data Storytelling e Data Visualization (visualização de dados).
Ter a informações necessárias dispostas de forma clara e concisa aumenta a velocidade e a precisão com que a decisão é tomada. Os ganhos financeiros são enormes para empresa, já que decisões precisas e assertivas são fundamentais para um bom resultado.
Por que Data Storytelling é importante para minha carreira?
Não importa muito qual a sua formação profissional e atividade dentro da empresa, Data Storytelling é importante para todos, não importa a hierarquia! Embora seja algo de e extrema importante para os profissionais de ciências de dados não é algo apenas para esses cargos.
Por exemplo, você pode precisar mostrar de forma clara os resultados do seu trabalho para o seu supervisor:
- “Como as vendas evoluíram nos últimos 12 meses?”
- “Como a qualidade do suporte evoluiu desde as últimas contratações das áreas?”
- “Como está a taxa de atraso das entregas?”
- “Como mostro os ganhos financeiros possíveis caso meu projeto seja aprovado para execução”
Estou mostrando apenas alguns exemplos de momentos os quais você vai precisar mostrar informações de formas estruturada e persuadir seu gestor com relação a algo.
Imagina o próprio CEO de uma startup, ele é um dos que mais precisa dominar data storytelling:
- Como ser mais convincente em uma reunião com possíveis investidores?
Grandes oportunidades podem depender de “Data Storytelling”
Não importa muito sua função dentro da empresa.
Imagine que você de forma independente desenvolveu um projeto fantástico capaz de trazer ganhos extraordinários para empresa, um gestor reconhece a qualidade do seu trabalho e pede que você exponha o seu projeto para o CEO da empresa.
Mas é uma empresa de bilhões de dólares que tem milhares de funcionários, imagina a disponibilidade de tempo que tem o CEO. É pedido para você enviar um e-mail mostrando o seu projeto (que é complexo) para o CEO, a fim de, caso ele se interesse por seu projeto, você teria uma grande oportunidade profissional. Bem, mas imagina como é caixa de e-mails desse CEO.
Bem, parece uma história não muito real, mas esse tipo de oportunidade pode acontecer no seu trabalho. Aconteceu comigo em 2018!
Se essa oportunidade surgisse para você? Veja bem, você tem poucos segundos prender/chamar a atenção do CEO.
Como você escreveria o e-mail? Você anexaria uma apresentação de slides? Quantos Slides? Mostraria gráficos com os resultados? Como seriam esses gráficos?
Data Storytelling é sobre isso!
Por que storytelling?
Mas por que Storytelling?
Não é sobre mostrar os dados de forma clara?
A resposta para essa segunda pergunta é “não apenas isso”.
Para que através dos dados se obtenham as melhores tomadas de decisões, os dados devem estar mostrados não apenas de forma clara, mas com os insights encontrados já destacados. É dever de quem trabalha com dados não é apenas transforma-los em tabelas em gráficos, mas também, expor as informações de forma clara em conjunto com insights e recomendações. Enfim, a função de quem sabe trabalhar com os dados é refiná-los e obter deles informações relevantes.
Saindo um pouco das atribuições de um analista de dados, imagina que você em um alto cargo no marketing/vendas dentro de uma startup vai apresentar os resultados das vendas do último mês. Você não deve colocar na sua apresentação apenas os valores das vendas do último mês e um histórico recente.
O certo é apresentar o que de fato ocorreu sobre as vendas do último mês, mas também o porquê dos números, as razões que explicam o resultado. De onde veio as variações e o que explica, além de qual é a perspectiva para o próximo mês e quais são as apostas! O que deve ser feito para se obter um resultado melhor.
Tudo isso contado através de uma história.
Mas como assim história?
Entenda que a forma que uma pessoa interpreta as informações que você apresenta é na forma de uma história. Por exemplo:
- “Tivemos uma abertura de uma nova loja e isso deve explicar o aumento global das vendas”
- “O feriado de carnaval pode ter influenciado no resultado de determinada semana em fevereiro”
E por aí a diante, ou seja. Ele cria relações de causa e efeito para explicar o que está vendo nos dados.
Data Storytelling nada mais é do que realizar a interpretação dos dados e a partir das conclusões obtidas, contar uma história na apresentação dos resultados indicando as relações de causa e efeito e os dados que as explicam.
Elementos da Data Storytelling
No caso de um gráfico, temos diversos elementos que podemos utilizar para contar a história que queremos.
O título do gráfico, elementos internos ao gráficos (setas, imagens, apontamentos, legendas,etc.) e a disposição como o gráfico é mostrado (cores das curvas, barras etc.).
Cada uma delas podem ser utilizados de forma a destacar a história a ser contada. Uma dica por exemplo é utilizar um título que conte uma história, não apenas descritivo. Assim, um título que seria:
“Vendas acumuladas de janeiro” poderia ser “Abertura de nova loja traz crescimento das vendas em janeiro”. Está vendo como passamos de um título meramente descritivo que não adiciona muita coisa para um título que conta uma história. No seguimento do segundo título então entraria os outros elementos do gráfico mostrando como a abertura de uma nova loja trouxe um acréscimo nas vendas.
Como aprender Data Storytelling
Assim como tudo na vida, é estudando e praticando muito que você vai aprender a contar histórias cada vez mais efetivas com o uso de técnicas de Data Storytelling.
Nesse sentido vou indicar um curso que me apresentou diversos conceitos e assim me ajudou muito a evoluir em Data Storytelling.
Trata-se do curso Data Storytelling and Data Visualization [2022] de Joshua Brindley. Esse curso é excelente para uma introdução sobre o tema e apresenta diversas dicas sobre como melhorar a visualização de dados, escolher a melhor representação para o tipo de informação que você quer mostrar, exemplos de gráficos e manipulação de informações e por fim como contar uma história através dos dados.