Profissional T-Shaped, o que é e qual sua importância

O termo profissional T-Shaped,tem se tornado bem comum no linguajar de recrutadores e profissionais em startups, mas o que significa dizer ou se descrever como um profissional T-Shaped? Como se faz para se tornar um profissional com essa qualificação? Essas e outras questões relacionados eu devo responder a partir de agora.

Profissional T-Shaped: Definição do termo

Segundo a o FAQ do academia IT da Harvard, a definição seria:

“Indivíduos T-Shaped têm amplitude em como colaborar e inovar em várias disciplinas e profundidade em áreas específicas de especialização.”

Ou seja, são indivíduos quem tem um certo conhecimento em variadas áreas e um mais profundo em assuntos mais específicos. Se você pensar em um espectro de conhecimento ele é mais amplo em poder falar em diversas áreas e conta com um conhecimento mais profundo em algum assunto mais especifico.

Neste mesmo artigo, se afirma que estes profissionais são extremamente empáticos tendo um “senso agudo da perspectiva dos outros”

Em outro artigo, no site do projeto Draft destaca-se que o profissional T-Shaped tem:

Multidisciplinaridade: Desenvolvida tanto com conhecimentos diferentes adqueridos por estudo próprio e experiência no convívio com outros profissionais.

Perfil estratégico: O profissional com este perfil tem uma visão mais ampla que oriunda de uma combinação entre conhecimento e prática.

Soft Skills e outros conhecimentos: O profissional T-Shaped teria uma combinação de QI (Quociente de inteligência) e QE (Quociente Emocial).

Profissional T-Shaped e startups

No universo das startups, em times de crescimento (growth) e nas estratégias de growth hacking. O conceito é visto de forma um pouco diferente.

Trata-se do profissional de marketing que tem conhecimento amplo nos canais de crescimento do marketing digital e ao mesmo tempo é um especialista de um canal em específico. Por exemplo, um profissional que sabe os mecanismos de funcionamento de e-mail marketing, Facebook ADS, Redes de Display, SEO etc. e ao mesmo tempo, tem como maior especialidade o Google ADS.

A razão para um uso prático desta definição está na atual complexidade do campo de marketing digital. Com os diversos canais e metodologias existentes, é praticamente impossível que um profissional seja especializado em todas (um artigo que você pode achar interessante de olhar agora é este aqui sobre o conceito porco-espinho).

O ideal então é que o profissional de marketing digital em uma startup, seja especializado em uma determinada ferramenta e que ao mesmo tempo tenha um bom conhecimento geral para poder ajudar o time de marketing nos diversos experimentos necessários.

T-Shaped nos primeiros estágios de uma startup

Para uma startup que está nos seus primeiros passos, um profissional T-Shaped é de grande valor. Com a baixa capacidade de investimento para a formação de time de marketing, geralmente a nova empresa tem no máximo uma posição para o marketing e essa posição sendo ocupada por um profissional T-Shaped pode acelerar muito o crescimento da startup.

O profissional nesta situação trás quatro principais benefícios:

1 – Assertividade na escolha de canal: Com um profissional com conhecimento amplo dos canais de marketing, auxiliará a empresa a seguir um caminho certo no conhecimento do cliente e consequentemente de que canais explorar para alcançá-lo.

2 – Flexibilidade e velocidade: Com o conhecimento do profissional a empresa pode se adaptar rapidamente as situações de mercado e ter a velocidade necessária para buscar alternativas.

3 – Independência de agências: Muitas equipes fundadoras de startups não contam com um especialista de marketing e por causa disso, contratam uma agência de marketing (muitas vezes, essa é uma má escolha).

4 – Especialização: Se o canal ideal para o crescimento da startup for o mesmo de maior conhecimento do profissional isso se soma para uma maior aceleração da empresa.

Sendo assim, caso o time de fundadores não tenha nenhum profissional para trabalhar com o marketing, buscar um profissional T-Shaped, ou formar rapidamente um, isto é algo a ser considerado.

T-Shaped e Time de Growth

Para times interdisciplinares de growth, o perfil T-Shaped é um dos mais desejados. Seu conhecimento amplo de marketing, o faz uma peça valiosa para contribuição em uma grande diversidade de experimentos, além disso, quando o experimento envolve sua especialidade seu efeito é multiplicado.

Times de growth bem estruturados contêm diversos profissionais T-Shaped, com características complementares o que leva uma maior diversidade de experimentos e velocidade de execução, ambos fundamentais em growth hacking para alcançar um rápido crescimento da empresa.

Profissional I-Shaped

Existe também o Profissional I-Shaped. Na realidade, como mostrado no artigo da Forbes, um profissional I-Shaped, nada mais é do que o que eu chamei de T-Shaped para startups.

Isso porque, no artigo da Forbes, a visão de T-Shaped que eles apresentam é mais ampla. Seria um profissional com um certo domínio em diversas áreas totalmente distintas(incluindo cultura e conhecimentos gerais etc.).

Assim, para a Forbes, I-Shaped passa a ser um profissional que domina uma determinada área do conhecimento. Como o exemplo dado, Warren Buffett, o qual tem um extenso conhecimento em investimentos, mas que ao mesmo tempo ele pode utilizar conhecimentos mais gerais para melhorar sua avaliação de investimentos.

Como se tornar um profissional T-Shaped?

Não é simples se tornar um profissional tão diversificado, não vai ser algo o qual você faz um curso e recebe ao final um certificado de “profissional T-Shaped” . O que é preciso afinal é ser aberto e voraz na busca por conhecimento e experiências.

Busque se atualizar no mundo ao seu redor, obter conhecimento em todas as áreas que você tenha contato.

Se você trabalha com Marketing Digital por exemplo, tenha o hábito de consumir tudo o que seja possível de conhecimento em todas as áreas relacionadas (como publicidade, branding, sucesso do cliente entre outros). Não desanime e nunca fique satisfeito apenas dentro da sua especialidade.

 Esse texto foi escrito por mim e originalmente publicado no site fisiconoturno.com em 20/06/2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *