Vantagens e desvantagens em Trabalhar em Startup
Trabalhar em uma startup é um grande desafio! Startups são um tipo de empresa que por definição estão em constante mudança em um meio de incertezas. Sendo assim, o tipo de funcionário e o trabalho necessário para o sucesso de uma startup diferem do que tem-se visto no mercado há décadas.
Eu costumo a dizer que trabalhar em startup não é para qualquer um.
Embora possa parecer uma arrogância minha, não quero colocar o trabalho em startup acima dos outros, na verdade, quero dizer que para se ter sucesso em uma startup é preciso estar disposto a conviver constantemente com certas incertezas que não são agradáveis para ninguém.
Nessa postagem vou me aprofundar no tema, listando vantagens e desvantagens de se trabalhar em uma startup.
Fique atento que cada startup é um universo único com todas suas características próprias. Mesmo assim, as vantagens e desvantagens que vou listar ajudam bem a entender a ideia geral do que é trabalhar e construir a carreira em startup.
Vantagens em Trabalhar em um Startup
Possibilidade de rápido crescimento
Para mim, essa é a MAIOR vantagem de trabalhar em uma startup e todo mundo tem o direito de saber disso.
Em poucos outros empregos você terá a oportunidade de crescimento de carreira tão rápido, a vantagem ainda cresce inversamente com a idade/tamanho da startup, ou seja, quanto menor e em fase inicial a startup está, maior é a possibilidade de crescimento.
Vou contar um pouco de minha experiência profissional para exemplificar.
Eu sou uma pessoa que fiz duas graduações e um mestrado antes de entrar no mercado de trabalho. Quando iniciei meu primeiro estágio eu tinha acabado de completar 32 anos.
Eu tinha em mente que precisava de algum emprego o qual eu pudesse crescer o mais rápido possível e ‘recuperar’ os anos a menos de experiência de mercado em comparação a outras pessoas de minha idade.
Assim, quando vi a possibilidade de estagiar no Supermercado Now, que era uma startup recém fundada e que desejava explorar um mercado extremamente promissor (como era o delivery de mesmo dia de Supermercados em 2016) eu tinha certeza que era minha chance de crescer rapidamente na minha carreira.
Dessa forma, no período de 2 anos eu fui desde estagiário até Head de Marketing em uma startup scale-up com vendas superiores a R$ 1,5 milhão/mês.
É claro que eu não entrei totalmente cru no mercado, pois meu longo período dentro da universidade me preparou para tal desafio, mas não acredito que cresceria tão rápido em dois anos de carreira se trabalhasse em uma multinacional tradicional, consultoria, pesquisa, setor público etc.
Rápido Aprendizado
Outra vantagem de se trabalhar em uma startup é seu rápido aprendizado.
Se a própria Startup tem como obrigação a aprendizagem acelerada, isso também exige dos funcionários uma rápida capacidade de obter conhecimento.
Não há tempo para se perder, os atrasos podem fazer a startup perder uma janela de oportunidade. Na escala de tempo de uma startup, o curto prazo são horas/dias, médio prazo são semanas até uns 3 meses e o longo prazo é geralmente uns 6 meses.
Os funcionários são obrigados a trabalhar com essa pressão temporal e isso os obrigam a ter um rápido aprendizado. Todo dia há algo novo para se aprender e rápido!
A vantagem é a evolução/experiência profissional que você ganha em pouquíssimo tempo ao trabalhar em uma startup, é como se fosse uma universidade em um intervalo de tempo muito reduzido.
Quem tem essa experiência certamente vai conseguir desempenhar muito melhor em outros ambientes de trabalho. O que é um grande ganho para a carreira.
Oportunidades e networking
Além do rápido crescimento que eu já listei, vou falar separado das oportunidades de se trabalhar em uma startup.
Como se trata de um ambiente dinâmico, você tem oportunidades de lidar com diversos outros profissionais (de empresas parceiras, investidores, outras startups, clientes, agências etc.) o que abre um leque de oportunidades e relacionamentos.
Até o seu parceiro de trabalho que está do seu lado hoje pode em pouquíssimo tempo estar em um cargo de gerência de sua startup ou outra empresa.
Toda essa rede que você constrói ao trabalhar em uma startup é positiva e se transforma em muitas oportunidades no futuro.
Flexibilidade no trabalho
Isso varia muito de empresa para empresa, mas as startups tendem a ter ambiente mais flexível de trabalho.
Isso vai desde a regra ‘no dress-code’, mas principalmente na flexibilidade nos horários, home office etc. o que pode ser bem interessante.
O mais importante de fato é o resultado (RESULTADO mesmo!) que você entrega e o seu compromisso com os objetivos da startup. Respeitado isso, você vai ter certa flexibilidade no dia a dia do trabalho.
Geralmente as empresas tradicionais são muito mais rígidas no cumprimento dos horários, das vestimentas etc. Para mim, isso é devido a um “contrato profissional” que existe entre funcionário e a empresa. Algo como: “Eu trabalho 8 horas por dia e você me paga.”
Nas startups as coisas são diferentes, é necessário que o funcionário esteja realmente comprometido com o crescimento e em troca, em um curto período de tempo, a startup dará muito mais oportunidades do que uma empresa tradicional daria. Assim, o “contrato profissional” entre funcionário e startup é diferente, existindo mais flexibilidade de ambos os lados.
Desvantagens em se trabalhar em uma Startup
Mas nem tudo são flores para quem trabalha em uma startup! Existe também muitas dificuldades para serem superadas.
Vou entrar um pouco nas que eu julgo ser as maiores desvantagens de se trabalhar em uma startup comparando com o trabalho em uma empresa tradicional.
Risco e Incertezas
Instabilidade no trabalho é algo de mexer com o estomago de qualquer um. Não saber qual vai ser a situação no próximo mês, semestre, ano etc. é de tirar o sono. Pois é, posso afirmar que normalmente essa é uma condição constante para quem trabalha em uma startup.
Por ser um tipo de negócio que explora um novo produto em um ambiente de incertezas, o risco e a instabilidade de trabalhar em startup é muito maior do que em empresas padrões. Inclusive, a existência da própria startup no futuro é mais incerta do que outras empresas.
Assim, embora as oportunidades de crescimentos sejam maiores para quem trabalha em uma startup o risco é muito maior, logo, se você busca por um trabalho estável, seguro e sem muitas emoções, trabalhar em startup não é a melhor opção.
Inclusive, se você tem filhos e precisa de estabilidade de anos no trabalho para garantir a criação deles eu não sugiro que você trabalhe em startup, caso possa escolher.
O risco e a incertezas se estendem também para as grandes startups, unicórnios etc. muitas vezes essas empresas estão alavancadas com dinheiro de investimento de capital de risco e com o tempo o dinheiro pode ir minguando e cortes de time podem ocorrer como forma de economia ou até como para convencimento dos investidores para uma nova rodada de investimento.
Nível de trabalho
Trabalhar em Startup é para pessoas ambiciosas!
É necessário ter uma vontade e comprometimento com o propósito de causar um alto impacto! E esse é o maior motivador.
Se você quer ganhar muito dinheiro, startup não é a opção mais inteligente, posso garantir que existem opções muito mais fáceis em se ganhar dinheiro, como por exemplo, trabalhar no mercado financeiro ou no caso de programadores, buscar trabalho no exterior ou em grandes multinacionais.
Com toda a incerteza/riscos de se trabalhar uma startup além da oportunidade de crescimento, é necessário um alto grau de comprometimento e infelizmente isso pode ir além das 8 horas diárias de trabalho e dos finais de semana (sem falar de férias).
Quando eu era estagiário cheguei a trabalhar das 8h às 22h na empresa por minha própria vontade, em outra oportunidade (não mais no estágio) abri mão de férias e certa vez já até cancelei uma viagem de férias de 10 dias.
Não falo essas coisas com orgulho, o que quero dizer é que para se ter sucesso profissional em uma startup é preciso estar 100% dentro.
Se você busca um emprego o qual só precisa se preocupar nas 8 horas de trabalho de segunda a sexta-feira, definitivamente startup não é o lugar ideal.
Pressão
O próprio risco envolvido no trabalho gera a pressão, afinal, a empresa corre o risco de não mais existir dependendo do que ocorrer.
O resultado precisa ser significativo e rápido, a margem de erro é pequena e ao mesmo tempo não há espaço para ser conservador. Isso gera uma pressão (e tensão) constante em quem trabalha em startup, afinal algumas vezes o futuro da empresa pode depender do seu resultado.
Para quem trabalha com marketing em startups, o normal é buscar por resultados de 2 dígitos no crescimento no mês. No meu primeiro estágio no Supermercado Now, minha meta era 40% de crescimento por mês o que era essencial nas busca da empresa por investimento. Imagine a pressão que isso envolvia.
Assim, se você não se sente confortável em trabalhar sobre alta pressão, essa vai ser uma grande desvantagem em trabalhar na startup.
Vantagens e desvantagens em trabalhar em Startup
O que achou? Se sente motivado em trabalhar em uma startup?
Espero que eu tenha esclarecido alguns pontos sobre vantagens e desvantagens de se trabalhar em startup, eu pessoalmente amei todas minhas experiências profissionais em startups, pude aprender e crescer muito em pouquíssimo tempo.
É claro que o conteúdo desse texto vem da minha experiência, pode existir exceções para cada um dos pontos que eu citei, mas busquei trazer a ideia geral do que é acontece na maioria das startups.
Deixe seus comentários me dizendo o que achou dos pontos que listei! 😉
O #EuNaStartup tem conteúdo novo todas as terças e quintas! Fique atento, e se inscreva para receber novidades exclusivas!
Acompanhe o #EuNaStartup no Twitter e Instagram.